11 MAR 2016
SAÚDE
Orientações sobre o mosquito Aedes aegypti é tema principal de reunião realizada pela Secretaria de Saúde

O Brasil passa por uma emergência epidemiológica devido ao aumento significativo dos casos de microcefalia e transmissão de diversos vírus pelo vetor Aedes aegypti. Sendo assim, em reunião realizada, na última quarta-feira (9), a Prefeitura de Eldorado do Sul por meio de sua Secretária de Saúde orientou a população a respeito do mosquito transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A apresentação foi proferida pelo supervisor de combate à Dengue da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jair Martins. Participaram do encontro em torno de 200 pessoas, entre elas, o Prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, o Secretário de Saúde, Rogério Dias, o Secretário de Meio Ambiente, José Saraiva, o Secretário da Habitação, Paulo Garcia, Professores da rede de ensino e demais representantes das associações e moradores.

No Estado, até agora, existem 1042 casos confirmados de Dengue, 7 casos de Chikungunya e 2 casos do Zika Vírus. Na Capital, já existem casos confirmados das doenças, já nas cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Dom Feliciano, Glorinha, Guaíba, Gravataí e Viamão, assim como, em Eldorado do Sul, são cidades consideradas infestadas pela presença do mosquito, porém, até o momento não há caso confirmados, apenas suspeitas do foco do mosquito transmissor.

Durante a palestra, a população foi orientada sobre as diferenças entre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e sobre as formas de combatê-lo, reforçando a importância da união de todos na luta contra a eliminação do foco do mosquito. No encontro, foi reforçado que a utilização do método de combate ao mosquito do aedes através, conhecido como fumacê, apenas é aplicado em locais onde há suspeita de focos do mosquito.

A utilização do fumacê é apenas uma ação complementar para alcançar e eliminar com melhor efeito os criadouros dos mosquitos. É extremamente importante que os moradores dos locais, onde será aplicado o produto, auxiliem os agentes no momento da ação, deixando suas janelas e portas abertas, tapando alimentos e potes de animais, assim como protegendo os animais de receber o contato com o produto.

É imprescindível que os moradores trabalhem em conjunto com a Prefeitura, a fim de eliminar todos os possíveis focos do mosquito nos bairros da cidade. A rede pública de ensino também estará orientando os alunos sobre todas as formas corretas de combater o Aedes. As crianças também são foco de orientação e educação, já que elas têm voz ativa dentro de suas casas e podem ajudar de forma efetiva na prevenção.