23 MAR 2016
Multirão de Combate ao Aedes Aegypti acontece no bairro Delta

A Prefeitura de Eldorado do Sul realizou, no último sábado (19), mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O Governo Municipal, por meio de sua Secretaria de Saúde, prioriza suas ações em atividades em prol da conscientização da população em relação à saúde pública. O departamento da Vigilância em Saúde realizou outro mutirão de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor das doenças: dengue, chikungunya e zika.  O principal objetivo da ação é eliminar possíveis focos do mosquito, além de orientar sobre a gravidade dessas doenças. As atividades ocorreram durante a manhã do último sábado (19), no bairro Delta.

Nesta ação, estiveram envolvidos os agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, agentes de defesa sanitária e ambiental, biólogo, enfermeiras além de outros colaboradores e servidores públicos municipais. Outra equipe de trabalho que estava envolvida no mutirão foi a Secretaria de Obras e Viação, que prestou auxílio na retirada de entulhos na região. Durante a ação, a SMOV, com o uso de quatro caminhões e duas retroescavadeiras, percorreram o bairro Delta e orientaram os moradores sobre materiais descartáveis que pudessem ser possíveis criadouros de mosquitos. As máquinas retiraram diversas cargas de lixo e de entulhos do local, e demais resíduos continuarão a ser recolhidos durante o restante da semana, deixando o ambiente mais limpo.

No mutirão, a equipe visitou residências estimulando a remoção mecânica dos criadouros, além de promover a educação em saúde com a entrega de folders informativos com o tema “Todos Contra a Dengue”, além de orientar a cerca da problemática de doenças transmitidas pelo mosquito. Na oportunidade, os servidores visitaram em torno de 776 imóveis, realizando o recolhimento de 120 pneus de uma borracharia da região, além de possíveis criadouros para proliferação da larva do mosquito. Manter a cidade limpa e livre do mosquito é responsabilidade de todos, pequenos atos como destinação adequada de resíduos, não deixar água parada em pneus, vasos, calhas, são pequenas ações que fazem a diferença.