13 JUN 2016
Projeto de Grafitagem reúne alunos e comunidade durante programação dos 28 anos de Eldorado do Sul

A Secretaria Especial de Governo de Eldorado do Sul, por meio da sua Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Educação - criou o Projeto Cultura,Arte e Educação para Todos. O projeto tem início, no dia 17, por meio da realização de oficinas internas nas escolas municipais com o grafiteiro Paulo Ice e encerra, no dia 19 de junho, às 14h, com a conclusão da grafitagem no muro da Praça Pastor Eurico da Silva (Praça Central) e também com apresentações artísticas e culturais.

A ação consiste em proporcionar atividades de intercâmbio cultural, arte e educação, fomentando a integração, cidadania e projetos sociais desenvolvidos no Município. O projeto também visa promover a arte do grafite por meio de temas como: educação, direitos humanos , cidadania , cultura ,pelos direitos da juventude pela eliminação de todos os tipos de preconceito, violência e discriminação, fortalecendo a integração da rede municipal de educadores chamando a atenção de crianças, adolescentes e jovens adultos para a não pichação e sim do grafite arte, valorizando e dando destaque a está cultura que, a cada dia,cresce mundialmente. A ação começa na sexta-feira (17), através da realização de oficinas de grafitagem nas escolas e também ao ar livre ,na Praça Central ,para os alunos do 9º ano das escolas municipais David Riegel Neto, Luiza Maria Binfaré e Nossa Senhora Medianeira. Já no domingo (19), o evento será aberto a toda a comunidade.

O projeto Cultura, Arte e Educação  visa realizar um intercâmbio sociopolítico cultural entre a cultura urbana popular e a educação, proporcionando integração, lazer, cidadania por meio da apresentação de projetos sociais desenvolvidos na comunidade eldoradense .  Neste enfoque, através da arte serão abordados assuntos como a não violência contra a mulher, trazendo mensagens de autoestima para as mulheres. O projeto foi desenvolvido a partir da articulação e mobilização realizado pela Secretaria Especial de Governo de Eldorado do Sul e demais secretarias municipais.

ENTENDA O QUE É O GRAFITE:

A Arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. Está ação é alusiva ao Aniversário de 28 anos do município.

As oficinas serão ministradas pelo  graffiteiro, Paulo Ice,  o qual teve seu primeiro contato com o spray quando tinha 14 anos, desde então, o desenho sempre foi seu hobby, mas foi pichando muros que desenvolveu sua técnica e descobriu sua  verdadeira vocação: o graffiti.

Nos anos 90, em Porto Alegre, exista turmas (gangues de pixadores) que marcavam seus territórios através de siglas consideradas suas marcas, nessa época havia a G.D.N ( Gurizada da Noite ), na qual já  participava, alguns anos depois em 1997 foi  morar no Rio de Janeiro, onde conheceu diversos  artistas como Eco, Akuma, Felipe Reis e a G.B.C.R (Gangue de Break Consciente da Rocinha), com quem aprendeu a essência da cultura do graffiti.

Assim como o hip-hop, que chegou ao Sul por volta de 1980, o graffiti também era uma novidade e poucos sabiam desenvolver essa arte. Aos poucos foi aprimorando suas técnicas com um traço marcante, colorido e muito expressivo, com personagens negros e letras trançadas (wildstyle), conquistando seu espaço desde 1995.

Atualmente ministra oficinas em projetos sociais e escolas municipais e com 39 anos é  micro empresário, arte educador e um artista conceituado em seu universo.

Algumas marcas que já trabalhou:

- Adidas,

- Firestone,

- Tim.

Alguns eventos que já  participou:

- Novo Hamburgo é o alvo (Novo Hamburgo 2003 ,2005,2007);

- HipHop  Rocinha,( Rio de Janeiro 1997);

- Trocando Ideia, (Porto Alegre 2003);

- Feira do livro em Cacequi  (Cacequi Rs);

- Grafitando São Léo ,(São Leopoldo);

- Pinta Banner (Porto Alegre);

- 2º Semana de HipHop em Cachoeirinha (Cachoeirinha);

- Fórum Social  Mundial 2003 (Porto Alegre);

- 1º Rima Santa ( Santa Cruz do Sul- RS);

- 2º Encontro de graffiti  (Minas Gerais -BH).

OFICINAS DE GRAFFITI DESENVOLVIDAS:

-  Oficinas de graffiti na E.M.E.F. Afonso Arinos (Rio de Janeiro);

- Oficinas na E.M.E.F Calisto (Taquara);

- Oficinas no projeto Mais Educação nas escolas Toyama (Porto Alegre),João Carlos Hohendorff  (São Leopoldo),Martha Wartemberg (Novo Hamburgo);

- Oficinas de graffiti na Sede Acogeu (Cachoeirinha);

- Oficinas de graffiti na feira do livro (Cacequi).