26 OUT 2017
Eldorado do Sul aprova proposta de PPP da Corsan

Com seis votos a favor e duas abstenções, a Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul aprovou, na tarde desta terça-feira (24), o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura do Município que autoriza a Corsan a realizar a Parceria Público Privada (PPP) para investir na execução de obras e operação do sistema de esgoto. Com a PPP, Eldorado vai receber um investimento de cerca de R$ 90 milhões. A meta é atingir a cobertura de 87,30% e alcançar a universalização em 2027.

O projeto de lei permite ainda a criação do Fundo de Gestão Compartilhada que reverte 4% da tarifa de esgoto para ser investido em projetos de saneamento no município e a alteração do contrato de programa assinado com a Corsan, passando o prazo de vigência do mesmo de 20 para 37 anos.

“Esse passo representa o crescimento do município de Eldorado do Sul, que está em constante expansão. Já estão previstos mais de oito mil ligações de água em novos loteamentos, e a PPP vai garantir a valorização dos imóveis, renda, emprego e principalmente qualidade e de vida”, explica o Gestor da Unidade da Corsan em Eldorado do Sul, Luiz Afonso Queiroz.

Eldorado foi o primeiro município a aprovar formalmente a realização da PPP que deve ser implantada em mais oito cidades da Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, abrangendo 1,5 milhão de habitantes.

O projeto prevê obras e a operação do esgoto pelo parceiro com recursos privados com um contrato de 35 anos, no valor total de R$ 9,4 bilhões. Em 11 anos, a empresa contratada deve investir R$ 1,8 bilhão. A meta é universalizar 87,3% do tratamento de esgoto. O projeto inclui o crescimento vegetativo ao longo do contrato, melhorias, manutenção e operação dos sistemas de esgotos.

Saiba mais em www.parceriacorsan.com.br