28 AGO 2013
Enchentes: Eldorado do Sul permanece em alerta

O município de Eldorado do Sul continua em situação de alerta para enchentes. De acordo com as réguas de medição da Defesa Civil Municipal, nas útimas 24 horas o nível da água subiu 27 cm.

O último boletim repassado pelo CENAD - Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, explica que, embora a precipitação nas cabeceiras dos rios tenha diminuído, o nível do rio no município ainda poderá se elevar devido ao aumento da vazão do Rio Jacuí.

A situação é mais preocupante nos bairros: Cidade Verde, Vila da Paz e arredores, onde a Defesa Civil está trabalhando na remoção das famílias que estão em situação de risco, pois a água já invadiu várias residências nesses locais.

As famílias que não tem local para se abrigar, estão sendo levadas para o Ginásio de Esportes do Loteamento. Até o momento cerca de 25 famílias já estão abrigadas no Ginásio.

A Defesa Civil, através do seu coordenador, Raul Ferreira, também alerta as pessoas para que tenham cuidado com a energia elétrica e não entrem em contato com água. “A orientação é para que as pessoas evitem o máximo possível o contato com as águas, para não serem contaminadas com doenças, e também tenham cuidado com utilização de equipamentos elétricos para evitar choques”, afirma Ferreira.

O município está arrecadando doações para distribuir para as famílias atingidas pela enchente. Neste momento, a necessidade maior é para alimentos, material de limpeza, roupas, cobertores e colchões. As doações podem ser entregues na Secretaria Municipal de Agricultura – Rua Brasil, 135 – bairro: Centro Novo, ou quem tiver interesse em doar pode entrar em contato com a Defesa Civil comunicando.

A Defesa Civil está de plantão 24 horas atendendo a comunidade através dos telefones: 3499 6405, 3499 6401 e 3499 2486.