03 SET 2013
Eldorado do Sul: uma cidade com Gestão Participativa e Cidadã

Desde que assumiu, a atual administração municipal iniciou a implantação de um projeto inovador de gestão, orientado pela transparência e participação da sociedade.

Estamos construindo um conjunto de projetos que contribuirão para uma gestão mais descentralizada, sistêmica e democrática, aproximando as relações entre o poder público e a sociedade civil.

Começamos pelo “Prefeito no Bairro” e agora estamos implantando mais um instrumento inovador de participação cidadã: o Conselho Gestor de Eldorado do Sul – CGE.

Entenda como funciona cada Projeto:

O Prefeito no Bairro ainda é novidade. A primeira edição ocorreu no bairro Cidade Verde no mês de julho e a segunda em agosto, nos bairros Medianeira e Chácara. Nos sábados previamente divulgados, o prefeito, o vice-prefeito e os secretários do município vão até os bairros da cidade para ouvir a população. A atividade oportuniza aos cidadãos o contato direto com quem administra Eldorado sem precisar ir até a prefeitura. É a prefeitura que vai até você. As suas demandas, solicitações, sugestões e reclamações são registradas e encaminhadas para resolução. O projeto Prefeito no Bairro é uma ação implantada pela atual administração que aproxima ainda mais os gestores dos cidadãos eldoradenses.

Coloque na agenda: o próximo Prefeito no Bairro será no Parque Eldorado, em 05 de outubro, das 09h às 12h.

O Conselho Gestor de Eldorado do Sul (CGE) foi criado a partir do compromisso do Executivo Municipal com o objetivo de democratizar a gestão pública do município e dar transparência. È considerada uma das ações de governo que mais possibilita a participação popular. Enquanto que o Projeto Prefeito no Bairro escuta as reivindicações de cada bairro, o CGE permite a escolha de prioridades para toda a cidade. O Conselho tem como objetivo estabelecer um canal de participação entre o cidadão - através do representante da Associação/Entidade que faz parte - e a administração pública municipal, democratizando a gestão pública. Para uma melhor condução desse processo, designou-se a Secretaria Especial de Governo para sua organização, porém, quem fará a diferença é o cidadão eldoradense.

Os representantes poderão definir as obras e os serviços prioritários para a cidade juntamente com os gestores municipais, através de um grande debate. Todas as associações, centros tradicionalistas e entidades civis organizadas dos seguintes segmentos: Criança e adolescente, Cultura, Educação, Esporte, Grupos étnicos, Idosos, Mulheres, Representações Comunitárias, Representantes dos Trabalhadores, do Comércio, das Indústrias, dos Segmentos Religiosos; terão representação no Conselho Gestor de Eldorado do Sul, que será composto por, no mínimo, 30 titulares e 30 suplentes.

Saiba como sua associação pode fazer parte do Conselho Gestor:

Para participar, a associação deve, primeiramente, realizar uma reunião interna com seus membros, onde será feita a escolha do titular e do suplente que a representará no Conselho. A cópia da ata da reunião comprovando o ato deverá ser encaminhada à Secretaria Especial de Governo para incluirmos no Decreto que instituirá o CGE.

Mas não esqueçam: os representantes escolhidos terão como obrigação repassar todos os assuntos discutidos nos encontros para sua instituição, bem como levar aos encontros as ideias sugeridas pelos membros da associação. Somente o representante participa das reuniões.

O regimento interno definirá como será a participação e o período de duração do mandato.

O Conselho Gestor de Eldorado do Sul teve seu primeiro encontro ainda em agosto.

Coloque na agenda: Nosso próximo encontro será dia 10 de setembro, às 10h no auditório da Secretaria da Agricultura, onde será apresentado o regimento interno para apreciação e aprovação dos representantes presentes.

Confirme a participação de sua entidade no Conselho Gestor pelo telefone 3499-6344 ou 3499-6395.