01 OUT 2013
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Representantes da Defesa Civil do município participaram do X Fórum Nacional de Defesa Civil

A Coordenação da Defesa Civil de Eldorado do Sul participou do X Fórum Nacional de Defesa Civil em Joinville-SC. O evento aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de setembro. E teve por objetivo padronizar as ações da Defesa Civil em todo o Brasil.

Durante o evento foram discutidas diversas pautas, entre elas: Gerenciamento de Riscos, o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, Reconhecimento Federal – Instrução Normativa 01 e S2 ID, Monitoramento, Alerta e Alarme, Simulado de Preparação para Desastres, Redução de Riscos em Escolas, Cartão de Pagamento de Defesa Civil e Gestão e Mapeamento de Áreas de Risco.

Segundo o Coordenador Geral da Defesa Civil de Eldorado do Sul, Raul Ferreira, foram três dias de trocas de experiências e muito aprendizado. “Com certeza os incidentes de ordem de Defesa Civil, terão uma resposta bem mais rápida e eficaz a nível de Brasil e Eldorado do Sul ganha com a qualificação dos nossos agentes”, afirma Ferreira.

O municipío de Eldorado do Sul, foi o primeiro do Estado do Rio Grande do Sul, a atender os pré requisitos junto a ONU, para adquirir a certificação de Cidade Resiliente, “Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e apreender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa”. Essa certificação foi divulgada durante o evento.

Por solicitação do Coordenador de Logística de Transportes da Defesa Civil de Eldorado, Marcos Azevedo, os representantes fizeram uma visita técnica a base central do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville-SC. Entidade com mais de 120 anos de existência, a primeira da América Latina, que dispõe de 10 quarteis de Bombeiros Voluntários, uma frota de veículos de primeiro mundo e conta com o trabalho de aproximadamente 500 bombeiros voluntários.

Também partciparam do X Fórum Nacional de Defesa Civil, o Coordenador Operacional da Defesa Civil, Evandro Lucas e o Representante da Secretaria de Planejamento na Defesa Civil, Roberto Lima.