09 OUT 2013
Audiência Pública promove debate sobre a Duplicação da Estrada do Conde

Na terça-feira, dia 08, lideranças políticas, representantes das administrações municipais e da sociedade civil de Eldorado do Sul e Guaíba, assim como, deputados e representantes de órgãos dos públicos – Metroplan, Concepa e Daer participaram de uma Audiência Pública sobre a Duplicação da Estrada do Conde. O debate aconteceu na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, presidida do Deputado Estadual José Sperotto (PTB).

O prefeito Sérgio Munhoz ressaltou a importância desta obra “esse projeto irá proporcionar mobilidade no trânsito e segurança para as pessoas que trafegam pela via, além de, viabilizar o desenvolvimento não só de Eldorado do Sul e Guaíba mas, de toda a região metropolitana. Contamos como o apoio dos deputados e do governo para a efetivação da Duplicação da Estrada do Conde”, afirma Munhoz.

O prefeito Henrique Tavares de Guaíba também mencionou a necessidade da Duplicação, “É uma questão de mobilidade, contamos com o apoio da Assembleia Legislativa e os órgãos vinculados para que nos ajudem”, ressalta Tavares.

De acordo com o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luiz Carlos Busato o primeiro ponto que deve ser identificado é o responsável por esta obra. Para ele, como trata-se de uma estrada que liga dois municípios metropolitanos com tráfego de transporte público intermunicipal, a responsabilidade deve ser da Metroplan. "A Metroplan começou a trabalhar esse assunto por iniciativa do Deputado Sperotto, que nos trouxe a reivindicação. Em cima dessa solicitação foi desenvolvido pela Metroplan um projeto básico para a duplicação da Conde", informou Busato.

O projeto que foi desenvolvido pela Metroplan foi entregue ao governador Tarso Genro em setembro com a intenção de ser incluído no PAC da mobilidade. O Secretário Busato enfatizou que mesmo não vindo verba do governo federal, o governo estadual deve buscar outras fontes para a viabilização desta obra. “Pela reação do governador Tarso Genro, independente de virem recursos do governo federal, esta obra será uma prioridade do governo estadual”, afirma Busato.