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OUT
17
17 OUT 2013
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Prefeito Sérgio Munhoz faz a abertura do Seminário sobre mobilidade urbana promovido pela Famurs
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Especialista aposta na qualidade do transporte público como solução para a mobilidade urbanaPalestrante do primeiro Pauta Famurs, o deputado espanhol Pere Macias defendeu nesta terça-feira (15/10) um transporte público de qualidade como solução para os problemas de mobilidade urbana nos municípios. Doutor em engenharia e especialista em infraestrutura e desenvolvimento, o painelista foi a atração do seminário inaugural que reuniu cerca de 100 pessoas, entre prefeitos, secretários e técnicos municipais, no auditório da Federação. Com o slogan "Conversando, a gente evolui", o evento tem o objetivo de ajudar os gestores a qualificar os serviços prestados pelas prefeituras e planejar ações longo prazo.

Segundo Macias, a cidade de Barcelona despontou como referência mundial em mobilidade urbana após ter elaborado um pacto entre vários segmentos da sociedade. Ele explica que a solução encontrada foi investir na qualidade do transporte público: velocidade no deslocamento, pontualidade de horários e ar condicionado para os passageiros. “Há algum tempo, o transporte público era pensado somente para os que não tinham carro. Agora, temos que pensar em políticas que sejam atrativas para as pessoas que tenham carro também”, justificou.

Para o coordenador da Área de Trânsito, Mobilidade Urbana e Segurança Pública da Famurs, Edivilson Brum, a experiência da cidade espanhola serve de modelo para os municípios gaúchos. "Esse é um tema pertinente para todos os municípios, inclusive para aqueles que não precisam fazer o plano. É importante socializar esse conhecimento para que possamos nos antecipar aos problemas e prever soluções", comentou. Macias lembrou que Madri dobrou de 100km para 200km a sua rede de metrô nos últimos 10 anos, alcançando todas as áreas da cidade. “É possível fazer muito em pouco tempo, desde que haja comando e estratégia”, comentou.

De acordo com a Lei 12.587/2012, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes precisarão ter um plano de mobilidade urbana até março de 2015. Esse projeto de tráfego deverá contemplar incentivos ao transporte público (ônibus, trens e metrôs), a ampliação das ciclovias, a redução dos prejuízos ambientais e o uso de energias renováveis.

 

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