03 FEV 2015
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Prefeito Sérgio Munhoz assina convênio com o INCRA para realização do complexo Industrial do Arroz Ecológico

O Prefeito Sérgio Munhoz assinou nesta quarta- feira (28/01), na Sede da Cootap, o convênio para a construção da Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS, em que firma o crescimento da Agricultura Familiar do Município.

A Cootap apresentou o projeto e as responsabilidades das partes no convênio, reunindo famílias cooperadas e representantes de diversas entidades em sua sede, no assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul. Além da beneficiadora de sementes, a cooperativa apresentou a planta do Complexo Industrial do Arroz Agroecológico, que inclui também uma unidade de recepção e de secagem de grãos.

O projeto da UBS – Unidade de Beneficiamento de Sementes, em parceria com os Governos Estadual e Municipal, visa promover a qualidade e a produtividade do trabalho do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico e aumentar a renda das famílias, através da incorporação de técnicas produtivas, econômicas e administrativas; levando às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, alimentos de qualidade.

O convênio irá receber recursos da ação Terra Sol, o programa de agroindustrialização do Incra. O repasse é do total de R$ 4 milhões de reais, sendo R$ 3.999.920 de recurso do Incra e R$ 80.000 de contrapartida da Prefeitura Municipal, que entra também com a execução do projeto.

O sistema de produção de grãos se iniciará pela qualidade de sementes, e a alta tecnologia que será empregada no processo de beneficiamento das sementes produzidas em Eldorado do Sul, e atenderá a demanda por qualidade de sementes das mais de 500 famílias produtoras do Município.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes terá capacidade para processar 2,5 mil toneladas por safra. Na safra 2013/14, as famílias beneficiaram 500 toneladas. As sementes serão beneficiadas em um local apropriado para este tipo de manuseio, com custos mais reduzidos do que os atuais, e maior qualidade.

Na ocasião, também houve a apresentação do projeto PAA - Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, que é uma parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura, EMATER, COPTEC, COCEARGS, INCRA e COOTAP; juntamente com os órgãos executores: ATES, CONAB, Entidades beneficiárias, Cooperativas e Agricultores; que irá repassar mais de 200 mil para a compra de alimentos, que resultaram na entrega de mais de 100.000 kg de alimentos, beneficiando 270 famílias, ligadas a entidades do município.

O Prefeito Sérgio Munhoz ressaltou importância da assinatura dos dois convênios: “Os convênios irão viabilizar a produção local, valorizando não somente o agricultor, mas também valorizando uma melhor qualidade na alimentação que consumimos. Nos preocupamos com a quantidade de veneno utilizado nas plantações hoje. Com esse novo projeto poderemos entregar um alimento nutritivo e de qualidade para a sociedade”.

Estiveram presentes na solenidade: Representante do INCRA Sr. Roberto Ramos, Diretor de Agricultura Familiar no RS Sr. Gionathan Tavares, Presidente da Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul Sr. João Ferreira, Superintendente adjunto da CONAB Sr.  Erneto Curin, Representante da COOTAP Sr. Altecir Koloswiski, representante das entidades Sr. Francisco Vanderlei Rutnal, Superintendente do INCRA Sr. Roberto Ramos, Engenheiro Civil do INCRA Clodoir Oliveira da Silva, Diretor de Projetos da Prefeitura de Eldorado do Sul,  Maurício Fuchs e os vereadores Chico Colono e João Cardoso (Tigre).