23 MAR 2015
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Presidenta Dilma Rousseff esteve presente na 12ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico

Eldorado do Sul, na sexta-feira, 20/03, recebeu pela primeira vez em sua história, a visita de um Presidente da República. A presidenta Dilma Rousseff esteve presente durante a realização de dois atos promovidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Participaram das solenidades os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, das Relações Institucionais, Pepe Vargas, o governador do Estado, José Ivo Sartori, o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, além das famílias assentadas envolvidas na cadeia produtiva.

A presidenta desembarcou na Base Aérea de Canoas e seguiu de helicóptero até o Assentamento da Integração Gaúcha, onde realizou a abertura da colheita simbólica do arroz orgânico, dirigindo, ela própria, uma colheitadeira. Logo após, a Presidenta Dilma, seguiu para o Assentamento Lanceiros Negros, onde participou de uma cerimônia de inauguração do silo de secagem e armazenamento de arroz da Cooperativa Regional dos Assentados de Porto Alegre.

O prefeito Sérgio Munhoz discursou durante a cerimônia realizada no Assentamento Lanceiros Negros. Na oportunidade, o prefeito agradeceu aos investimentos realizados pelo Governo Federal, na região de Eldorado do Sul e proximidades, e aproveitou para ressaltar que novas obras e aplicações se fazem necessárias e urgentes no município: “Precisamos do Dique de Contenção de Enchentes, no centro de Eldorado do Sul, obra necessária para a nossa população não sofrer mais com as enchentes das cheias do Rio Jacuí e do Rio Guaíba. Precisamos urgente de um viaduto em Eldorado do Sul, na BR 116 km 107, pois os congestionamentos do trânsito são enormes nesta localidade. Estamos ansiosos para acessar os recursos do Minha Casa Minha Vida, para construir em torno de 500 apartamentos, numa área cedida pelo município para reduzir o déficit habitacional”, destacou o prefeito de Eldorado do Sul.

Durante o seu discurso, a presidenta Dilma defendeu a agricultura familiar: "É possível, sim, desenvolver uma agricultura familiar de grande qualidade. Esta é uma experiência que deu certo. Aqui temos um alto negócio para colocar alimentos de qualidade na mesa do povo brasileiro". Dilma, em seu discurso, mencionou ser uma antiga frequentadora da Feira Ecológica do Parque da Redenção, em Porto Alegre e reforçou o compromisso com o Pronatec, o Minha Casa, Minha Vida e o Minha Vida Rural.

A 12ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico é uma realização do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs) e da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) e contou com o apoio da Prefeitura de Eldorado do Sul.