31 MAR 2015
III Concurso de Poesias: Eldorado do Sul em verso

A Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, através da secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, está organizando o III Concurso de Poesias: Eldorado do Sul em verso.

O concurso objetiva estimular a produção literária em Eldorado do Sul,  no qual poderão se inscrever autores residentes no município ou não residentes que nele trabalham ou estudem.As obras deverão ser inéditas e ter como tema a PAZ.

O calendário do evento transcorrerá da seguinte forma:

Até 05 de maio de 2015: Entrega dos poemas

Dia 18 de maio de 2015: Divulgação do resultado final

Dia 08 de junho de 2015: Entrega dos prêmios aos vencedores

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3499-6377

Confira abaixo o regulamento do concurso.

-----------------------------

III Concurso de Poesias: Eldorado do Sul em verso

REGULAMENTO

1- A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo promove o Concurso de Poesias: Eldorado do Sul, construindo a PAZ.

2- O concurso objetiva estimular a produção literária em Eldorado do Sul,  no qual poderão se inscrever autores residentes no município ou não residentes que nele trabalham ou estudem.

3- As obras deverão ser inéditas e ter como tema a PAZ. Deverão ser, obrigatoriamente, de autoria do próprio participante. A veracidade de autoria é de sua responsabilidade. O não cumprimento desse requisito desclassificará automaticamente o participante.

4- O poema descrito deverá conter no máximo vinte (20) versos (linhas poéticas) sobre o tema proposto quando digitados e no máximo trinta (30) versos quando escritos a mão.

5- Serão selecionados obras poéticas nas categorias: I – estudantes, II -  autores residentes no município, III- autores não residentes que trabalham em Eldorado do Sul.

6- Será selecionada uma (01) poesia de aluno por sala de aula desde o 2º ano de Ensino Fundamental. Os alunos das Escolas Infantis e do primeiro ano do
Ensino Fundamental poderão participar com um (01) desenho sobre a temática desde os quatro (04) anos (Pré-Escola), havendo também um selecionado por turma. Serão selecionados, até completar o número de vinte e sete (27), trabalhos de residentes e de não residentes que trabalham em Eldorado do Sul.

7- A seleção dos trabalhos escolares de cada turma será feita por professores determinados pela direção de cada Escola. Os demais trabalhos não escolares serão julgados por comissão formada por professores de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e por poetas de reconhecida produção artística. A decisão da comissão julgadora é soberana.

8- Na avaliação dos poemas, serão considerados: criatividade; adequação do texto ao tema e ao gênero textual solicitado; o grau  de poeticidade, caracterizado fundamentalmente pelo ritmo, sonoridade e outros recursos intrínsecos à criação literária que os diferenciem da prosa; o emprego de normas gramaticais de acordo com a língua escrita ou com a variedade linguística escolhida, clareza no desenvolvimento das ideias, dentro das novas regras ortográficas.

9- As produções dos autores das categorias II e III deverão ser entregues em três (03) cópias na secretaria de uma escola municipal de Eldorado do Sul ou na Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na Av. Porto Alegre, 615, Bairro Itaí, CEP 929990-000. Também  poderão ser enviadas pelo correio, valendo como data de entrega aquela do registro postal (carimbo) até o dia 25/04/2014.

10- Em todos os trabalhos das categorias II e III deverão constar apenas o título, a categoria a que pertence e um pseudônimo do autor. O nome verdadeiro no trabalho desclassifica a obra. Dentro do envelope que contém os trabalhos deverá ser acrescentado um outro, menor e lacrado, com os seguintes dados: título da obra; pseudônimo; nome completo,  número de um documento pessoal (RG ou outro); endereço da empresa do município (sendo não residente que trabalhe em Eldorado do Sul); telefone e/ou e-mail.

Na parte externa do envelope, contendo os trabalhos e a identificação lacrada, deverão constar o pseudônimo e a categoria do concorrente.

11- De todas as obras dos estudantes selecionados, a Comissão Julgadora escolherá as 27 mais significativas, cujos autores receberão como prêmio uma viagem às  cidades Santo Amaro, Triunfo e São Jerônimo  com direito a um acompanhante da família. Os selecionados das três (03) categorias terão seus textos publicados em livro e receberão dois exemplares dessa obra impressa.

12- O calendário do evento transcorrerá da seguinte forma:

Até 24 de abril de 2015: Entrega dos poemas

Dia 18 de maio de 2015: Divulgação do resultado final

Dia 08 de junho de 2014: Entrega dos prêmios aos vencedores

13- Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

14- A participação neste evento implicará a aceitação tácita dos interessados com relação às disposições contidas no presente Regulamento, sendo os casos omissos e as dúvidas, que porventura surgirem, solucionados por uma comissão de três (3) membros pertencentes à direção geral da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, cuja decisão será soberana e irrevogável.

15- O trabalho selecionado pela escola será uma produção INDIVIDUAL e  deverá conter no verso os seguintes dados: *Nome da Escola, Nome completo do professor, Nome completo do aluno e idade.

Eldorado do Sul, 27 de março de 2015.

Coordenação:

Tadeu Rossato Bisognin