15 ABR 2015
Programa Mamamóvel atende moradoras de Eldorado do Sul

Eldorado do Sul recebeu nesta segunda-feira(13), a  Unidade Móvel do IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul )  que circula pelo estado proporcionando exames de mamografia. O ponto do Mamamóvel, caminhão equipado com o mamógrafo, estará no município ao longo desta semana, localizado atrás do Posto Central de Eldorado do Sul, na Rua Mário Quintana. O Programa teve início no dia 13 de abril e prosseguirá até o dia 17 deste mês. O horário de funcionamento do serviço é das 13h às 17h.

O prefeito Sérgio Munhoz, juntamente com a secretária da Saúde, Liege Ferrari e demais autoridades municipais, participou da primeira palestra oferecida às mulheres selecionadas para realizarem os exames na Unidade Móvel. As envolvidas na ação foram atendidas por ginecologistas do município, os quais solicitaram o pedido de realização dos exames. O governo estadual contemplou o município para ser o primeiro local de realização do projeto, tendo em vista a alta demanda de exames.

Foram realizadas em torno de 600 solicitações, porém serão atendidos no máximo 180 exames. Devido à grande procura, o programa não poderá contemplar a todos, a prioridade serão as mulheres com mais de 50 anos, com nódulos e quem já tiveram casos de câncer de mama na família. O programa Mamamóvel oportuniza o acesso das mulheres à mamografia e informações sobre a importância do diagnóstico precoce. Todos os procedimentos serão feitos no interior do Mamamóvel.

A abertura oficial do projeto acontecerá nesta quarta-feira (15), às 10h,  pela primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori. A solenidade de abertura contará com as presenças do secretário estadual da Saúde João Gabbardo dos Reis, da presidente do IMAMA, Dra. Maira Caleffi e do vice-prefeito de Eldorado do Sul, Domingos Salvador, que estará representando o prefeito Sérgio Munhoz. O programa Mamamóvel é uma realização da Secretaria Estadual  de Saúde e do IMAMA e visa a realização de exames de mamografia de forma rápida com garantia de qualidade à população eldoradense, além de diminuir os custos de deslocamento das pacientes.