18 AGO 2015
XI Feira do Livro de Eldorado do Sul inicia nesta quinta-feira, 20/08

A XI Feira do Livro de Eldorado do Sul acontece entre os dias 20/08, no Distrito do Parque Eldorado e nos dias 21 e 22/08, no Ginásio da Escola David Riegel Neto, em ambos os dias a Feira será das 9h às 17h.  A Feira do Livro já apresenta uma programarão recheada de atrações é gratuita e aberta a toda a comunidade. O objetivo é despertar desde cedo nos jovens e crianças o gosto pela leitura e familiarizá-los com os livros.

Bibliotecária, escritora e residente na cidade de Guaíba, Débora Jardim Jardim será a patrona da XI Feira do Livro de Eldorado do Sul. Débora também é responsável pela Biblioteca da ULBRA e durante as suas experiências e vivências profissionais encontrou inspiração para escrever seus três livros, todos baseados em fatos reais: Meu Amigo é Diferente, Os Estranhos Amigos de Estimação de Malú e as Cores e os Olhos de Chico

O livro Meu Amigo é Diferente aborda a temática da inclusão, da amizade a da atitude frente aos obstáculos. A história fala sobre um rapaz que tem uma deficiência visual e dos desafios que enfrente em sua vida. A história baseia-se numa vivência da escritora Débora Jardim, através da convivência desse rapaz na biblioteca em que trabalha.  No livro, a autora se refere a esse rapaz de Carlinhos, mas na vida real ele se chama Paulo. A autora também se insere na obra através da personagem Clarinha.  Paulo estará na Feira do Livro na sexta-feira a fim de poder interagir com as crianças e adolescentes e também para realizar uma apresentação de violão.

O outro livro da autoria de Débora Jardim Jardim são os Estranhos Amigos de Estimação de Malu, que também trata de uma história real e fala sobre a sua experiência em relação a uma menina que esteve na biblioteca em que trabalha. A partir de uma conversa com esta criança, Débora descobriu que a menina possuía câncer. No entanto,  a menina veio a faleceu, mas felizmente a escritora  conseguiu editar a tempo a edição desse livro.

O terceiro livro editado, e que também será trabalhado na XI Feira do Livro de Eldorado do Sul, é intitulado as Cores e os Olhos de Chico e conta a história de um menino daltônico e a sua aceitação das diferenças de como  ele vê essas cores. No livro, a escritora faz uma analogia em relação as músicas de Chico Buarque de Holanda em relação a Ditadura Militar no Brasil.