30 AGO 2015
XI Feira do Livro de Eldorado do Sul aproxima os alunos da literatura

A XI Feira do Livro de Eldorado do Sul aconteceu entre os dias 20/08, no Distrito do Parque Eldorado e nos dias 21 e 22/08, no Ginásio da Escola David Riegel Neto, no horário das 9h às 17h. A Feira elaborada juntamente com a Secretaria de Educação,  mobilizou todas as escolas do município para participar integralmente do evento.

Bibliotecária, escritora e residente na cidade de Guaíba, Débora Jardim foi a patrona da XI Feira do Livro de Eldorado do Sul. Autora dos livros Meu Amigo é Diferente, Os Estranhos Amigos de Estimação de Malú e as Cores e os Olhos de Chico, cuja temática das obras trata-se sobre a inclusão social, a amizade e a atitude frente aos obstáculos. Todas as obras são inspiradas em histórias vivenciadas pela autora.

O som do sino, badalado pelo Xerife da Feira do Livro, Profesor Tadeu Rossato Bisognin, deu iniciou aos três dias de atividade do evento, que contou a participação do Prefeito Municipal, Sérgio Munhoz; da Patrona da Feira do Livro, Débora Jardim; do Secretário da Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, José Carlos e da Coordenadora do Feira do Livro, Jussara Melo.

Na noite do dia 20 de agosto, no Parque Eldorado, foi realizado a entrega das medalhas aos participantes vencedores do III Concurso de Poesia residentes. Outra novidade da Feira do Livro realizada no Parque, foi a gravação do CD e apresentação da Banda Wisin.

Durante os três dias de realização da Feira do Livro, o público pode contemplar os trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal, onde as turmas foram desafiadas a realizar dinâmicas com a temáticas dos livros da Patrona da Feira da Livro, Débora Jardim. Outra atração foi a parceria feita entre o Governo Municipal e a Universidade Luterana no Brasil –ULBRA – onde foi oportunizado uma oficina de contos de histórias.

Na sexta-feira, 21/08, os alunos da rede escolar, também puderam interagir com o personagem do Livro Meu Amigo é Diferente, Paulinho,  através de uma conversa interativa com o público ,o qual esteve presente durante toda a tarde na Feira.

A programação de Feira do Livro também contou com a apresentação dos alunos do Projeto Ballet para Todos. Débora Jardim, Patrona da Feira do Livro de Eldorado do Sul, esteve junto com os alunos do ballet para melhor explicar a temática dos seus a livros, a fim de que pudessem compreender melhor a temática de suas obras e transmitir de forma mais real esse sentimento durante a apresentação de dança. O resultado não poderia ser diferente: ambos os espetáculos realizados tanto no Parque Eldorado quanto no Bairro Centro, emocionaram a todo o público participante, fazendo com que muitas pessoas chorassem.

Além de todas essas atrações, quem passou pela Feira do Livro pode contemplar o espetáculo realizado pelos alunos dos Projetos Municipais de Ginástica Rítmica, Coral e a Orquestra de Flautas. O encerramento da Feira, no dia 22/08, foi marcado pela entrega da premiação do III Concurso de Poesia, onde os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas e o livro impresso. Além dessa premiação, os vencedores de cada categoria irão participar de um passeio a Santa Cruz e a Rio Pardo no dia 17 de outubro.