09 SET 2015
Desfile Cívico promove um show de patriotismo nas ruas da cidade

Aconteceu, nesse final de semana,  as comemorações alusivas aos 193 anos de Independência do Brasil. A data é comemorada no dia 7 de setembro e durante três dias, o município de Eldorado do Sul realizou o tradicional Desfile Cívico. O Prefeito Sérgio Munhoz, o Sub - Prefeito Paulo César da Luz e o Sub - Prefeito Christian Charão assistiram aos desfiles juntamente com servidores públicos, secretários e a comunidade em geral. Durante os três dias de evento, as contou com a participação das bandas marciais das escolas de Eldorado do Sul, e também com a presença da Secretaria de Transporte e Trânsito e dos Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul.

Os Distritos Parque Eldorado e Bom Retiro realizaram as comemorações no sábado, 05/09.  No Distrito Bom Retiro, o trajeto do Desfile começou na Avenida do Comercio, em frente à Escola São José.  As escolas participantes no  Distrito do Bom Retiro foram a E.M.E.F São José e a Sergipe, também participaram a Associação de Moradores de Bom Retiro, Comunidade Católica São José de Bom Retiro, banda da Escola Octávio Gomes Duarte e a banda da Escola Itororó do Município de Guaíba. Na localidade do Parque Eldorado, as escolas que fizeram parte da festa foram a Escola Paraná, Escola Fazendo Arte, EMEF Sepé Tiaraju, Escola de Educação Infantil Clube da Criança, além da Associação da Terceira Idade e a Escola Octávio Gomes Duarte. No domingo, dia 6, o Desfile Cívico ocorreu no bairro Sans Souci. As escolas participantes foram a Escola Ed. Infantil Santo Antônio Kids, La Hire Guerra, Escola Brincando e Aprendendo e  a Escola de Ed. Infantil Trem da Alegria. A concentração ocorreu  na Rua Irene Santos Totta e, após, os alunos percorreram a rua Gustavo Nordum.

As comemorações foram encerradas com o Desfile Cívico no dia 7 de setembro no bairro Centro. No encontro, houve as participações dos representantes do Projeto Ballet Para Todos, Banda Mirim da Escola David Riegel Neto, PPV-Programa de Prevenção a Violência, FOPE-Força Patriota Estudantil, Karatê, Centro Comunitário Centro Novo, Projeto Esporte e Cidadania e Projeto Ginástica Rítmica. As escolas Arco Iris, Flor da Terra, Eldoradinho, Santo Antônio , Planeta Criança, David Riegel Neto, Almirante Tamandaré, Padre Antônio Vieira, Luiza Maria Binfaré, Getúlio Vargas, Nossa Senhora Medianeira e  Cônego Eugênio Mees também participaram do evento.

O Desfile Cívico é um evento tradicional que acontece todo o ano, onde famílias se encontram e celebram o amor a pátria. Lourdes reside do assentamento Belo Monte e possui cinco filhos que estudam no Distrito Bom Retiro que participaram das comemorações:  “O desfile é um momento de mostrar para nossas crianças que o nosso Brasil vale a pena. O Brasil é um país rico e temos que participar de todas as atividades culturais e cívicas e ajudar a construir um país cada vez melhor”, cita a moradora.

O Governo Municipal disponibilizou enfeites para os postes dos locais onde os desfiles passaram além da limpeza das ruas, prestou serviços básicos para auxiliar no desfile a fim de ocasionar o bom andamento do evento. A temática do Desfile Cívico deste ano foi o Rio Grande do Sul e a paz. Diante disso, todas as escolas participantes elaboraram fantasias, trabalhos e cartazes para embelezar o evento e enaltecer o amor à pátria. A comunidade se fez presente durante todo o desfile.