01 MAR 2016
Prefeitura intensifica combate ao Aedes com uso do Fumacê

O combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido uma constante no município de Eldorado do Sul. A Secretaria de Saúde, por meio do seu Departamento de Vigilância em Saúde, desde a última quinta-feira (25), realiza aplicação do fumacê em todas as regiões onde há casos suspeitos de dengue. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Eldorado do Sul e o Governo do Estado.

Os trabalhos acontecem sempre a partir das 17h e seguem até às 19h, horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes aegypti.  A aplicação do fumacê tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus do zika, da dengue e da chikungunya, sendo uma ação complementar para alcançar e eliminar com melhor efeito os criadouros dos mosquitos.

De acordo com cronograma motivado por casos de suspeita de dengue, até o momento os bairros Sans Souci, Cidade Verde e Centro já receberam a aplicação do adultecida.  O inseticida utilizado não é prejudicial à saúde humana, no entanto é importante que crianças, idosos e alérgicos mantenham-se afastados na hora da aplicação.

Apesar de todo o trabalho de combate à proliferação do mosquito, que o poder público tem realizado, é preciso que ocorra a conscientização da comunidade que a melhor maneira de eliminar o Aedes é evitando a formação de locais com água parada. Nesse caso, ninguém melhor do que o próprio morador para fiscalizar a sua casa e também mobilizar a sua vizinhança.

Ainda conforme a prefeitura, os moradores devem abrir portas e janelas para que o inseticida possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos. Aplicação do Fumacê é mais um método recomendado pelo Ministério da Saúde que visa diminuir o número de casos de doença.