18 MAR 2016
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação apresenta o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no Ginásio do Loteamento

Nesta quinta-feira (17), foi realizada uma reunião no Ginásio do Loteamento em Eldorado do Sul, para apresentação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa para as instituições de ensino do município.

No encontro estiveram presentes o Vice-Prefeito de Eldorado do Sul, Domingos Sávio Salvador (Savinho), o Secretário de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, José Carlos, a Coordenadora da Educação Elisete Oliveira, a palestrante convidada, Adriana BrZezinski os professores das instituições de ensino da cidade e demais participantes da comunidade.

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa tem com principal desafio garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oitos anos de idade. Dessa forma, é necessário que as escolas públicas municipais e estudais da região dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, com o intuito de aprimorar o estudo e estabelecer uma melhor qualidade na educação.

Durante a palestra ministrada pela Adriana BrZezinski, as entidades presentes foram orientadas sobre os métodos educacionais que devem ser implantados nas escolas, criando estratégias de ensino, no qual, irão possibilitar a qualificação de aprendizagem pelos alunos, assim, ampliando as possibilidades de sucesso dos estudantes e educadores.

De acordo com a Coordenadora Elisete Oliveira, nos últimos anos o projeto teve como objetivo a alfabetização do ciclo dos primeiros, segundos e terceiros anos das escolas públicas. Em 2013 o projeto tinha como base o aprimoramento da Língua Portuguesa, em 2014 a disciplina de Matemática e no último ano (2015) a interdisciplinaridade, que tinha como propósito, desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento, auxiliando assim, na aprendizagem do aluno.