07 OUT 2016
Nova escola municipal de educação infantil já está em atividade no Bairro Itaí

Investir na educação é preparar o Município para o futuro. A partir dessa premissa é que a Prefeitura  de Eldorado do Sul entregou para a comunidade uma nova unidade educacional: é a  Escola Municipal de Educação Infantil Algodão Doce, que está localizada na Rua Porto Alegre 615, Bairro Itaí. A nova sede de ensino iniciou suas atividades em setembro e já conta com duas turmas de 15 alunos com idade de 2 e 3 anos.  Anteriormente, neste espaço, funcionava a sede administrativa da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Agora, a rede pública municipal de ensino conta com 12 escolas de ensino fundamental e 5 escolas de educação infantil.

A partir do início do ano letivo de 2017, a escola já estará atendendo em torno de 150 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. A escola possui capacidade para atender até 200 alunos e conta em sua estrutura com salas de berçário, salas de aula para maternal e pré-escola, refeitório, cozinha, almoxarifado, secretaria e diretoria, pátio, cozinha, banheiros, despensa, playground, lavanderia, rouparia, sala de vídeo e depósito.

Devido a uma exigência estabelecida no Plano Municipal de Educação e também no Plano Nacional de Educação, a educação infantil agora é de responsabilidade dos municípios. De forma emergencial e para atender a demanda de alunos, as vagas de educação infantil eram adquiridas pelo Município através de convênio com escolas particulares da cidade que dividiam  prestação  do serviço com a Prefeitura. Ocorre que, desde 2015, a Secretaria Municipal de Educação está em um contínuo processo de reorganização dos espaços de toda rede municipal pública de ensino, com o intuito de ampliar a oferta de vagas da educação infantil e atender a comunidade eldoradense de forma qualificada e em sintonia com as novas normas.