06 ABR 2017
OBRAS PÚBLICAS
Servidores da SMTTI participam de reunião para tratar sobre a operação Viagem Segura

Os órgãos e instituições que atuam na Operação Viagem Segura se reuniram na tarde de quinta-feira (30), na sede do Detran/RS, em Porto Alegre, para o planejamento das operações dos feriadões dos meses de abril e maio. Com intervalos médios de uma semana entre si, Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho terão atenção especial das autoridades de trânsito e reforço de fiscalização no combate à acidentalidade. Participaram do encontro representantes do Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Daer, EGR, ANTT, Famurs, SindiCRD, Lions Club, órgãos de trânsito municipais de Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba e São Leopoldo.

O Detran/RS apresentou dados estatísticos de infrações de trânsito e de acidentalidade com vítimas fatais nas Operações Viagem Segura anteriores (veja o anexo) nesses mesmos feriados. A análise identifica as vias onde acontece o maior número de acidentes fatais e períodos do dia em que ocorrem, entre outras informações estratégicas. Isso permite o emprego mais eficaz dos efetivos de policiamento e fiscalização de trânsito, bem como ações educativas preventivas.

Sobre a Viagem Segura:

A Operação Viagem Segura, que completou cinco anos de atividades no último feriado de 15 de novembro, tem como principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram ANTT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs, Setcergs, Fecam e Metroplan, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.

Nas 70 edições já realizadas até o momento, mais de 4,7 milhões de veículos foram fiscalizados. O resultado foi a autuação de 784,1 mil infrações, o recolhimento de mais de 76,1 mil veículos e 20,4 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram realizados 153,7 mil testes de etilômetro, que registraram 14,2 mil infrações por alcoolemia, além das 1.099 autuações por recusa.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS