15 DEZ 2014
Eldorado do Sul recebe três novos ônibus escolares

A rede municipal de ensino de Eldorado do Sul tem recebido cada vez mais investimentos. Além de melhorias na infraestrutura escolar e capacitação de equipe pedagógica, há também a preocupação com a ampliação e melhoria da frota escolar que diariamente transporta alunos da rede de ensino do município. A boa notícia é que, através de uma parceria da Administração Municipal com o Governo Federal, por meio do Programa Caminho da Escola, Eldorado do Sul foi contemplada com o repasse direto de 3 novos ônibus para compor a frota escolar, aquisição conquistada através do empenho da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e elaboração de projetos da Secretaria Especial de Governo.

Para o prefeito Sérgio Munhoz, a aquisição dos ônibus escolares representa uma conquista muito importante para Eldorado do Sul. Segundo ele, a chegada dos veículos, além de reduzir o gasto com transporte terceirizado virá a contribuir para a diminuição da evasão escolar e garantir a locomoção dos alunos com mais conforto e segurança, facilitando as condições de acesso à escola”

Os veículos são equipados com plataforma acessível para cadeirantes. Um deles da MERCEDES BENZ DO BRASIL tem capacidade para até 59 passageiros e ou outros dois da MAN LATIN AMERICA, têm capacidade para até 44. Mais 01 ônibus, da IVECO, deve ser entregue até janeiro de 2015.

Com tração 4x4 os veículos são indicados para utilização em estradas de terra. São equipado com cintos de segurança individuais, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaços próprios para mochilas, direção hidráulica, cadeira de rodas para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais, limitador de velocidade regulado para 70km/h, bloqueador de portas, sensor de ré e lixeiras, totalmente adaptado para a realidade escolar.

O que é o programa Caminho da Escola?

O programa foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.