26 FEV 2015
Unindo a teoria e a prática na sustentabilidade

Falar sobre sustentabilidade nos dias atuais já virou rotineiro, mas aplicar este conceito não é nada fácil no atual contexto social em que vivemos”, a opinião é de José Filipe de Quadros Nunes, professor da rede municipal de ensino do município de Eldorado do Sul na Região Metropolitana de Porto Alegre. O professor Filipe destaca que é preciso aliar a teoria à prática e isto foi conseguido a partir do projeto de melhorias do pátio escolar que veio agregar-se aos demais trabalhos de educação ambiental desenvolvidos na escola. “Pois trouxe incentivo e monitoramento ambiental, as atividades foram desenvolvidas e aplicadas em paralelo com as atividades escolares”.

O projeto traz em sua essência a preocupação com o suporte metodológico, os objetivos são traçados e analisados continuamente pela equipe. Segundo o professor da Escola Municipalde Ensino Fundamental Getúlio Vargas (E.M.E.F), o trabalho demonstrou-se plenamente aplicável fazendo um paralelo entre teoria e prática. “Hoje podemos afirmar que a escola não é mais a mesma, que todos os envolvidos no projeto foram sensibilizados e que agora podemos dizer que nos preocupamos com o próximo”,

O Professor agradece o apoio recebido pela Celulose Riograndense, e lembra que a escola Getúlio Vargas fez parte em 2014 do campanha institucional Floresta é Vida que beneficiou cerca de seis mil estudantes gaúchos. A proposta da campanha é sensibilizar para as boas práticas ambientais levando para os jovens especialmente ois conceitos básicos de proteção da natureza e aplicando estas técnicas nos pátios de suas escolas com orientação de professores e profissionais de instituições parceiras como Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Obras, Educação e EMATER.

O Floresta é Vida de 2014 envolveu escolas dos municípios de Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro,Butiá, Charqueadas, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul.