05 MAI 2014
OBRAS PÚBLICAS
Eldorado do Sul realiza Operação Balada Segura

Foi realizada, na última sexta-feira (25), blitz da Operação Balada Segura em Eldorado do Sul. Na ação, executada na Estrada do Conde, foram abordados 240 veículos. Os agentes conferiram a documentação e realizaram 40 testes de etilômetro (bafômetro). Dos motoristas abordados, nenhum foi autuado.

Na Operação também foi desenvolvido um trabalho de Educação no Trânsito, com a distribuição de folders informativos.

Em três anos de Balada Segura no Estado, houve uma redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais em vias municipais do Rio Grande do Sul. Eldorado do Sul aderiu à ação, coordenada pelo Detran-RS, em 2013.

Saiba mais sobre a Operação Balada Segura

A Operação Balada Segura envolve fiscalização e educação de trânsito para reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. Em 2012, foram registrados 140 acidentes fatais em vias urbanas. Esse número caiu para 120 em 2013, uma queda de 14,3%. Para os coordenadores da Balada Segura, as blitzes de fiscalização e as ações paralelas, que compõem o programa, são a razão destes resultados.

Desde que o programa foi implantado, o número de autuações por embriaguez ao volante aumentou de 8,6 mil em 2009 para 24,2 mil em 2012. Por conta da forte fiscalização, em 2013 foi registrada uma queda para 20,8 mil, indicando um bom resultado.

A Operação Balada Segura também é marcada pela sua expansão no Estado. Em 2013, mais 12 municípios foram integrados à rede, que hoje atinge 38% da população gaúcha. Para uma ampliação com qualidade, o programa também tem envolvido a comunidade com a utilização de campanhas educativas de educação no trânsito.